
CHAMPAGNE
de Don & Petie Kladstrup
Para o Clube de Leitura do Sírio
Alguém me disse, ou acho que me disse, que ao tomar um gole de vinho nós bebemos um pouco de História. Achei interessante essa frase, porque realmente, para chegar à nossa taça, aquele líquido percorreu um longo caminho.
Com o Champagne não é diferente, pois é um vinho espumante, com aquelas deliciosas bolinhas de ar, feito exclusivamente com uvas cultivadas e vinificadas na região de Champagne e com fermentação natural dentro da garrafa. Outros vinhos “com bolinhas” sem essas características são chamados de outra coisa (frisante, espumante,…) mas não podem ser chamados de champagne, porque o nome é protegido pela lei de denominação de origem controlada.
As videiras devem existir a milhões de anos, mas só faz uns 10 mil anos no máximo que o homem a cultiva e a uns seis mil que faz vinho, segundo arqueólogos.
Já o Champagne tem uma História bem mais curta e mais recente. Consta que foi um beneditino (tradução bendito, seja!) quem observou e descobriu o método de fermentação e solidificou o conhecimento da produção daquele vinho, daquela forma e feito com determinadas castas de uva. Isso foi no século XVII.
Mas será lendo este pequeno livro que se vão conhecer as muitas histórias ligadas a produção desse vinho tão especial.
As imagens que temos associadas às de taças de cristal finíssimo, em ocasiões especiais, com pessoas lindas, locais sofisticados, e climas de encantamento não foram construídas ao acaso. V. saberá como e por que.
E também o que existiu por trás desse glamour que é a Historia dos que dedicaram suas vidas para produzir esse néctar, enfrentando intempéries, pragas, invasões, destruição, guerras, mas mantendo o padrão e a mística.
Depois do prazer de ler “Champagne”, na narrativa fluida de Don e Petie Kladstrup garanto que a degustação da próxima garrafa será mais sorvida com sabores mais enlevados. “Tchin, tchin”.