
A PACIENTE SILENCIOSA
de Alex Michaelides
Um amigo do Clube de Leitura do Sírio diz que para ele “livro bom é aquele que não se consegue parar de ler”.
Creio que essa definição do meu amigo seja uma boa definição para este romance de Alex Michaelides, aliás, romance de estréia do autor.
É livro de ficção aparentemente despretensioso. Não é bem um romance policial, contendo aqueles ingredientes usuais, como suspense e surpresas a cada momento, mas tem um certo mistério, ou um possível mistério, como o elemento que o permeia suas páginas, entretanto de maneira sutil.
Diz a “orelha” da edição da Editora Record que o autor, embora Grego-cipriota de nascimento, fez seus cursos de literatura na Inglaterra e se pós graduou em roteiro cinematográfico nos Estados Unidos. Sem dúvida, essa sua pós-graduação em roteiro cinematográfico em muito deve ter contribuído para que esta sua narrativa mantenha o leitor em estado de atenção e com a curiosidade aguçada para saber o que acontecerá “no próximo capítulo”.
Quem gosta de temas que explorem a mente humana, a psicologia e a psiquiatria vão gostar, pois é a estória contada por um profissional, um psicoterapeuta, atuando num hospital psiquiátrico judiciário, ou seja, seus pacientes foram condenados por cometerem crimes, e que, por sua condição mental não são encaminhados para o sistema prisional convencional, as penitenciárias ou presídios.
Uma linguagem simples, direta, sem volteios, bem narrativa, e capítulos ordenados vão induzindo nosso interesse aceleradamente pelo enredo, onde personagens construídos com simplicidade são bem reais e suas participações no desenvolvimento do roteiro não são gratuitas.
A objetividade descritiva nos permite recriar os ambientes interiores e exteriores onde ocorrem os fatos, numa Londres e Cambridge contemporâneas. Fatos que vão se enredando para um desenrolar final surpreendente.
Sem reflexões profundas, sem pretensões intelectuais sofisticadas, A Paciente Silenciosa “fala” para aqueles que buscam uma leitura leve, descomprometida, e os manterá presos à leitura até a página final.
19/11/21