Literatura

Noites brancas, de Dostoievski

(Para o Clube de Leitura do Sírio)

Politica & Economia
O ano, 1848, o local a Russia, a Política Monarquia (absoluta).
O poder era o Czar e Nobreza (da terra)+ os proprietários de terra + Igreja (ortodoxa).
Regime: o de servidão, medieval. Em relação a Europa Ocidental Russia muito atrasada.
Trabalhadores “presos” à propriedade, e além das péssimas condições, não podiam atender demanda de trabalhadores requerida pelo processo de industrialização (insípido mas crescente) e nem demanda para o mercado. Servidão era entrave para capitalismo, para desenvolvimento, para industrialização e para o próprio crescimento da burguesia.
No início do século começam a surgir revoltas. E depois de 1812 (vitoria sobre Napoleão), elas se acentuam ( militares ,parte da burguesia e nobreza) aderem a movimentos sociais, e iniciam sociedades secretas. Revoltas. Em 1825 ocorre a maior delas (Dezembristas). Objetivo: consciência social, abolição da servidão e da autocracia. Começa luta, perdida pelos revoltosos pois exercito ataca com violência. Czar Alexandre I morre > irmão Constantino renuncia, assume trono Nicolau I. Mas contradição continua: Capitalismo X Feudalismo.
Só nos anos 30 do XIX é que pequenas manufaturas, fábricas, surgem. Mas continua o atraso em relação ao ocidente.
Só em 1837 surge a 1ª ferrovia, só 1851 ferrovia liga S.Petersburg a Moscou. Revoltas continuam: 1830 – revolta da cólera (de camponeses), 1850 muitas revoltas atingem até até Ucrânia.

Cultura
Século XVIII predomínio do Barroco e Barroco tardio (rococó). Na 1ª metade do XIX, influencia do classicismo (arquitetura e música) e há um início de florescimento cultural. Na Literatura com Puschkin, Lermantov, na Poesia com Gogol, Turgenev, Romance com Dostoievski. Música com Glinka (um clássico). Mas os grandes nomes só produzem na segunda metade do XIX. Mantida a influencia bizantina (da igreja ortodoxa) e do barroco/rococó na arquitetura e pintura.

O LIVRO: Romantismo X Realismo X Psicanálise
Período do livro: período romântico. Início dos traços do realismo, que se afirma na 2ª metade do século, inclusive com Dostoievski como expoente. Mas a profunda penetração na alma dos personagens, o torna uma obra psicanalítica, embora a psicanálise surja somente décadas após. Sua narrativa coloca nas falas a explosão contida dos sentimentos
A pureza desses sentimentos, o altruísmo, a paixão dominada transformada em amor e este, preterido, transformado em pura amizade, é romantismo puro.
E a descrição das coisas, pessoas, costumes é realista. Só não é realista o conformismo estoico diante do desprezo.

Mas, para quem nunca foi amado, tê-lo sido por um momento já é um lenitivo.

Enfim, cada livro impacta de forma diferente a cada um, segundo suas experiências e principalmente segunda a sua circunstância (em que é lido).

Então, pessoalmente, me comoveu. Por compreender o personagem? Por identificar-me e me ver no personagem? Por ter passado por experiência semelhante?
O que importa é que comoveu.


CONTATOS

WhatsApp: (011) 99908-1700
Email: contato@appioribeiro.com.br

Entre em Contato para compras, sugestões ou pedidos.

Redes Sociais

©Copyright  |  Appio Ribeiro 2019. Todos os direitos reservados