LITERATURA

Politicamente correto II

Na sala de aula.
-Por favor, vá ao quadro negro e demonstre como solucionou a equação número 9.
-Perdão, Mestre, mas prefiro que me peça para ir à lousa.
– Mas por quê?
-Porque está sendo preconceituosa ao chamar a lousa de quadro negro.
-Deixe de interpretações: a lousa é preta porque permite que o branco apareça melhor: é branco no preto. Só isso.
“-Só isso?! E ainda acha que é só?! Além de externar o seu preconceito, ainda acrescenta critério de valor, colocando o branco “sobre” o preto, como essa fosse a ordem correta das coisas? Um por cima ou em cima do outro? Chega dessa superioridade imposta legalmente por mais de trezentos e cinqüenta anos de nossa história! A escravidão acabou!
– Por favor, não tive nenhuma intenção. Vamos aclarar as coisas, eu apenas…
-De novo, não! Para deixar as coisas melhores Você propõe “aclarar”?! Como se o mais claro fosse melhor? Por acaso o claro é melhor que o pardo? E o pardo é melhor que o preto?
-Não é nada disso. Não queira piorar as coisas. Estamos com o programa atrasado, as notas desta classe estão bem abaixo da média, não concluímos nem o capítulo 3, a coordenação está de olho em nós, e realmente a situação está preta pro nosso lado…
-Basta! Agora extrapolou! Situação preta, não! Prefere uma situação branca? Mais favorável à sua raça? Não admito!
-Espera aí, não me desrespeite, e não se encrespe…
-Ah! Agora quer ofender ao meu aspecto físico? Vai se referir à forma do cabelo? Crespo é mal? Por quê? Porque o ondulado é bom? E o liso ótimo? Pare de me ofender, mais do que ofender a mim: ofende toda a minha raça! Exijo justiça, e farei com as minhas próprias mãos.

Semanas depois…
– Quem solucionou a equação de número 10 levante a mão. Você! Venha à frente e demonstre a solução colocando no quadro… “verde”!
-Mestre! Protesto. Não contra a sua pessoa, mas contra a direção da escola. Porque essa mudança para o verde? E agora, será o alviverde? Porque essa preferência? Antes era alvinegro, não era? Quando é que a lousa vai ser branca e o giz preto e vermelho? Exijo Igualdade de direitos, não posso admitir…

Manchete do jornal:
“Internado mais um professor politicamente incorreto”.


CONTATOS

WhatsApp: (011) 99908-1700
Email: contato@appioribeiro.com.br

Entre em Contato para compras, sugestões ou pedidos.

Redes Sociais

©Copyright  |  Appio Ribeiro 2019. Todos os direitos reservados